sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bodegas de Mendoza - Parte I

Mendoza conta com mais de 1.200 vinícolas ou bodegas (como preferem os argentinos), não é à toa que toda a cidade gira em torno da produção de vinhos e essa é a principal atração turística do local. Qualquer hotel oferece tours que fazem passeios por bons preços.

Como o Victor queria conhecer vinícolas bem específicas, antes mesmo de partirmos eu fiz uma pesquisa em vários blogs e encontrei indicações do Ariel Sosa, um guia que faz tours personalizados. Entramos em contato com ele e planejamos visitar 6 vinícolas em dois dias.

Antes mesmo do horário combinado, o Ariel já estava nos esperando no saguão do hotel para partirmos em direção a Lujan de Cuyo e Maipú - duas das três principais regiões produtoras de vinhos de Mendoza. Ainda na estrada ele já foi nos explicando sobre o clima, sistemas de irrigação dos parreirais, história da cidade, elaboração dos vinhos, etc.

Catena Zapata:

A primeira vinícola a ser visitada não poderia ser outra! Nós adoramos os vinhos da Catena Zapata e estávamos loucos para conhecer o local onde eles são produzidos.

A Catena dispensa maiores apresentações, seus vinhos são muito conhecidos e apreciados no Brasil. É uma vinícola familiar muito antiga, que ganhou fama nas mãos do visionário Nicolás Catena que ao voltar de uma temporada nos EUA resolveu aprimorar e difundir o negócio de sua família por todo o mundo. Hoje a vinícola é reconhecida como uma das melhores da Argentina e seus rótulos são premiados no mundo inteiro.

Logo no começo eles nos levam para uma salinha e passam um vídeo sobre a história da família Catena Zapata, o que foi bom para entendermos a árvore genealógica, já que praticamente todos os vinhos levam o nome de algum membro do clã.

Depois disso passamos pela sala das barricas e subimos até o terraço para ver os vinhedos. Ao final eles oferecem uma taça de vinho (D.V Catena Malbec 2010) e quem quiser pode pagar um pouco a mais para fazer a degustação completa.

Na realidade, como era a nossa primeira vinícola que eu senti falta de maiores explicações técnicas e achei a visita um pouco superficial. Mas valeu a pena!

Fonte: site Catena
Sala das Barricas
Degustação
Angélica Zapata - nosso preferido!

Achaval Ferrer:
Segundo o guia Descorchados 2009, essa vinícola produz o melhor vinho tinto da Argentina (Finca Mirador Malbec 2006) e, por esse motivo, fomos até lá.

A Achaval Ferrer é uma vinícola boutique muito charmosa, nós chegamos um pouco atrasados e pegamos a visita pela metade, mas o guia era muito simpático e falava um bom português. Além de vinhos ali também são produzidos ótimos azeites de oliva.

A degustaçõ no final é gratuita para quem comprar alguma garrafa, seja de azeite ou vinho!

Achaval Ferrer
Os vinhedos e as oliveiras
Nós dois!

Ruca Málen:

Em todos os blogs que pesquisei antes de viajar o almoço na bodega Ruca Málen foi superindicado. Então, lá fomos nós!

Ao chegarmos, fizemos uma visita rapidinha e logo já fomos para o restaurante, todo envidraçado com vista para os vinhedos. O almoço era composto de 5 passos: duas entradas, um prato pricipal e duas sobremesas. Tudo harmonizado com os vinhos ali produzidos, uma delícia!

Uma das entradas: empanada de batata!
Prato principal: lomo de bife
Sobremesa: panacota

As paisagens do nosso almoço:

As cores do outono!

Cabelos ao vento!

Alamos, árvore típica da Argentina
Em meio aos vinhedos
Fim do primeiro dia,  preparados para mais vinhos no próximo post!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário!