quinta-feira, 24 de março de 2011

Receita do dia: Batata Suíça

Hoje vocês vão conhecer o meu lado chef.  Sim, eu também sei cozinhar!

Ontem postei no facebook que iria preparar batata suíça e recebi vários comentários me perguntando como fazer. 

Pois bem, fotografei o passo a passo e agora apresento para vocês a primeira receita do "Tudo de Débora":



Você vai precisar de:

  • batatas médias ( 2 ou 3 por porção)
  • mignon cortado em cubinhos
  • queijo chedar processado ou em bisnaga
  • 1 cebola média picada
  • pimenta do reino a gosto
  • sal a gosto
  • frigideira pequena anti-aderente

Como preparar?

Descasque as batatas e coloque-as para ferver por cerca de 10 minutos em uma panela com bastante água. Cuidado para não deixar muito tempo no fogo, as batatas devem estar "levemente" cozidas, senão você corre o risco de servir um purê para seus convidados.

É bem importante que as batatas sejam mais ou menos do mesmo tamanho para que elas cozinhem por igual.



Após cozidas, coloque as batatas em uma tigela, espere esfriar um pouco e leve-as para a geladeira por cerca de 2 horas. Caso você esteja com pressa pode utilizar o freezer para agilizar o processo.

Depois que as batatas estiverem bem durinhas vem a parte mais chatinha que é ralar. Utilize um ralador comum e cuidado com os dedos! Uma dica é ir sempre molhando a mão na água com sal para facilitar o manuseio.


Recheio:

Frite a cebola junto com os cubos de mignon, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Pegue a frigideira e vá colocando a batata até que o fundo esteja todo coberto. Coloque um pouco de mignon e em cima dele pedaços de queijo chedar. As bordas devem ficar livres.


Cubra o recheio com mais batata e vá moldando até que ela fique no formato de um uma bolinha. 


Frite cada lado em fogo médio por cerca de 8 minutos e vá colocando óleo aos poucos para não grudar.

A hora da virada é a mais difícil. O ideal é utilizar aquela frigideira de omelete que tem duas partes. Quem não tiver, não tem problema. O que eu geralmente faço é virar a batata em um prato e depois colocá-la de novo na frigideira.

Assim que a batata estiver torradinha dos dois lados, está pronta. 

Agora é só servir!


Além do recheio de mignon com chedar eu também faço um com bacon e requeijão que fica uma delícia! Use sua criatividade.

Agradeço à Dona Vera que ficou enchendo o saco do cozinheiro do Beto Batata para descobrir a receita. 

Mãe, você é meu exemplo na cozinha! 

Espero que tenham gostado e depois que testarem voltem aqui para me dizer como ficou.

Beijos, 

Débora

19 comentários:

  1. Qual é mesmo o telefone do Delivery do "Bébi Batata"?
    =D

    ResponderExcluir
  2. Nossa Débora! Fiquei curiosa quanto ao blog, entrei e ainda dei de cara com essa super receita. Adorei! Ficou ótima essa receita.. vc ensinou passo a passo mesmo. Certeza que irei tentar fazer em casa! Super beijo Amanda T.

    ResponderExcluir
  3. Adorei,não tinha idéia que era tão simples!!!
    vou tentar fazer!
    bj

    ResponderExcluir
  4. Ai que fominha De!!! Vou roubar tua receita para fazer para meu maridinho......

    ResponderExcluir
  5. Oii Dé
    Também não imagina que era tão simples, qualquer dia desses vou me aventurar em uma... rsrsr e epois venho te contar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vou tentar fazer pra gente na semana que vem! Ebaaa!!! Viva a Débi!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que vocês gostaram da receita!

    Como muitas disseram é bem fácil. A parte mais difícil é encontrar o ponto certo para o cozimento da batata. Lembrem-se que elas não podem ficar muito cozidas. Na verdade, se vocês provarem depois de ralada vai até parecer que está meio crua. Mas é assim mesmo! Não tenham medo...

    Vou querer que todas voltem aqui para me contar como ficou...

    Beijos e aguardem novas receitas :-)

    ResponderExcluir
  8. A-DO-REI, mas vc nunca fez pra mim!!!! heheh

    ResponderExcluir
  9. Sister, eu nunca fiz para você, mas a mãe já!!! E a batata dela é melhor que a minha!!! Love you :-)

    ResponderExcluir
  10. Hummmm.... eu adooooro batata Suiça! E fazer em uma soirée com os amigos é ainda mais gostoso, hehehe...
    Eu ainda nao tinha uma receita específica... fazia seguindo meu coração, hahaha... já vou anotar seu passo a passo pra utilizar nas proximas vezes ;)

    Ahhh eu uso duas frigideiras pra virar e TÊM q ser anti-aderentes, senão faz caca, hahaha...

    bjoooos gatinhaa

    ResponderExcluir
  11. Adorei Dé, vou fazer sem dúvida!!
    Adoro cozinhar!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Dé.. Como vc é prendada! Que invejinha dessa batata! Vou tentar copiar e depois te conto no que deu!!!

    ResponderExcluir
  13. Verdade Vi, a frigideira deve ser ANTI-ADERENTE, senão vai grudar tudo. Vou colocar essa dica no post também.

    Apesar que agora a maioria das frigideiras já são assim, né?!!!

    Beijinhos e vamos fazer batata!!! ahahahah!!!

    ResponderExcluir
  14. Acabei de fazer no almoço deu super certo. Além que boa cozinheira, sabe ensinar muito bem! Obrigada Débi querida, o marido adorou! Beijooos

    ResponderExcluir
  15. Que bom, Júuuu!!! Fiquei tão feliz por ter dado certo :-)
    A foto que você postou no facebook está linda e a batata me pareceu deliciosa!!!!

    Alguém mais já fez??? Ótima dica para o final de semana, heim!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Fiz ontem,,,, ficou show! Só faltou uma frigideira pequena, rssss... adorei!

    ResponderExcluir
  17. Eeee, várias pessoas estão testando e aprovando a Batata Suíca!

    Fico muito feliz :-) Aguardem novas receitas no "Tudo de Débora"

    ResponderExcluir
  18. Adriane Nogueira Fauth16 de maio de 2011 às 10:59

    Fiz esse final de semana para o noivo!! Ele adorou!! Ficou realmente uma delícia! Obrigadaaaa!! Bjss

    ResponderExcluir
  19. Ola td bem, adorei seu blog, adoro batata .......... visitarei sempre p ver as novidades

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!