sexta-feira, 18 de março de 2011

4 passos para organizar uma viagem

Quem me conhece sabe que uma das minhas maiores paixões é planejar viagens.

Mas eu não gosto apenas de viajar. Muito tempo antes da data programada para entrar no avião, no carro ou ônibus (dependendo do destino), já começo a comprar guias, fuçar em sites e blogs na internet, reservar hotéis, planejar roteiros, etc e tal.

Na maioria das vezes dispenso as agências de turismo e procuro fazer tudo por conta própria. Nada contra as agências de viagens, acho até que em muitos casos elas são úteis e necessárias. Mas sempre que possível procuro planejar tudo sozinha e fazer um roteiro bem personalizado, por mais que isso acabe saindo um pouco mais caro.

Como minhas amigas vivem me pedindo dicas de como organizar suas férias, no post de hoje vou tentar compartilhar um pouco da minha experiência com vocês.

Para planejar uma viagem bem sucedida é preciso seguir alguns passos:




1º passo - Definir o destino e a data da viagem:

A escolha do roteiro é o primeiro passo e talvez o mais difícil. Afinal, esse mundo é tão grande e cheio de lugares incríveis a serem descobertos. Como viajar é sempre bom, qualquer que seja o itinerário vale o empenho em planejar tudo direitinho.

Depois de escolhido o destino, é a hora de definir a data da viagem. Para isso devemos levar em consideração  a época do ano que pretendemos viajar e, consequentemente, as temperaturas previstas para os locais que serão visitados.

Normalmente, para viagens internacionais eu utilizo o site Weather Channel e o Clima Tempo para viagens nacionais. Lembrando que nunca podemos confiar 100% em um site de previsão do tempo.

No geral, a melhor época para se viajar é fora da alta temporada, ou seja, em épocas distantes das férias escolares e feriados prolongados. Mas como muitas vezes isso não é possível, o ideal é planejar tudo com bastante antecedência.

2º passo - Comprar as passagens:

Baixa temporada geralmente é sinônimo de passagens baratas. No entanto, devemos sempre pesquisar sobre as melhores épocas para se visitar os lugares escolhidos.

Muito cuidado para o barato não sair caro. Lugares como o Caribe, por exemplo, possuem passagens aéreas mais baixas durante a época de furacões.

O ideal é comprar as passagens com bastante antecedência para garantir boas tarifas.

Viajar com milhas também é sempre uma ótima pedida, para isso, devemos observar atentamente as regras das compahias aéreas.

A Star Alliance que engloba companhias como a TAM, United Airlines, TAP, Lufhtansa entre várias outras, possui os seguintes períodos de baixa temporada para emissão de bilhetes:

  • 15 de março a 31 de maio;
  • 16 de agosto a 30 de novembro.

A quantia de pontos necessária para o resgate das passagens vai depender do destino pretendido.

3º passo - Reservar o hotel:

Os hotéis seguem a mesma lógica das passagens e geralmente ficam mais baratos na baixa temporada.

Dependendo do destino, serão várias as opções de hospedagem. Minha dica é sempre procurar hotéis novos, bem localizados e que já tenham sido recomendados por amigos. Os hotéis de rede geralmente seguem o mesmo padrão e podem ser uma boa pedida para evitar surpresas desagradáveis.

Vários são os sites de reservas, os que eu mais gosto e utilizo são esses:

  • Booking: é o mais completo, com inúmeras opções de destinos, hotéis e preços;
  • Hotéis.com: mais ou menos no mesmo estilo do booking;
  • Expedia: muitas opções de hotéis, passagens aéreas e passeios nos EUA;
  • Tablet: hotéis boutique com preços mais elevados;
  • Hostel World: para quem busca hostels e bead & breakfast;
  • Trip Advisor: faz uma pesquisa integrada na maioria dos sites acima e tem ótimos rankings.

4º passo - Organizar o roteiro:

Depois de quase tudo definido, é chegada a hora mais gostosa e divertida da viagem: organizar o roteiro. Isso inclui planejar o dia a dia da viagem: procurar os melhores passeios, bons restaurantes, lugares dentro e fora do circuíto turístico, museus, parques, praças...

Recursos como o Google Maps, são ótimos para conhecermos um pouco mais sobre as cidades, pontos turísticos, estradas, etc. Guias de viagem como o Lonely Planet, Publifolha e Time Out também são muito úteis e facilmente encontrados nas livrarias.

Mas, para mim, a melhor forma de fazer um bom roteiro é buscando ajuda nos inúmeros blogs e sites disponíveis no mundo virtual.

Como eu sou bem boazinha, vou fazer agora uma listinha dos meus 10 blogs favoritos:

  • Viaje na viagem: é um dos blogs mais completos que eu conheço, com dicas de roteiros, restaurantes, depoimentos de pessoas que já estiveram nos lugares, etc;
  • Matraqueando: escrito por uma jornalista, contém dicas legais sobre viagens baratas para a Europa, além de vários destinos  pelo Brasil;
  • Conexão Paris: o melhor blog sobre a Cidade Luz;
  • Viagem para mãos de vaca: como o próprio nome já diz quem quer viajar gastando pouco não pode perder os posts desse blog;
  • NYC.com: um dos sites oficiais da Big Apple onde você pode reservar hotéis e restaurantes, comprar tickets para a Broadway, programar passeios, etc;
  • I am leaving 2 day: posts ótimos sobre Nova Iorque, não perca a sessão "NYC Neighborhoods" onde vocês irão encontrar um mapa com as diversas regiões de Manhattan, é só clicar e anotar todas as dicas;
  • Cidadão do Planeta: vários roteiros e fotos de viagens muito legais;
  • Viagem pelo Mundo: relatos de destinos no Brasil e exterior;
  • Aprendiz de Viajante: dicas legais para viajar com crianças;
  • Blog de Viagens: tudo para planejar bem as suas férias.

A lista foi feita aleatoriamente, ou seja, não segue uma ordem de preferência.

Ufa! Destino definido, passagens compradas, hotel reservado, roteiro feito...

Agora é a hora de arrumar as malas e curtir cada momento!

Espero que aproveitem as minhas dicas...

Boa viagem,

Débora

* Todos os sites de reservas de hotéis e os blogs estão linkados.


11 comentários:

  1. Amei! Sou duplamente sortudo: por ser casado com você e por contar com a sua "assessoria" em todas as minhas viagens!

    ResponderExcluir
  2. Você quer dizer nas "nossas" viagens, né?
    Te amo, obrigada por me incentivar sempre e vamos logo marcar nossa próxima viagem!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, adorei o post!! Vou dar a minha contribuição: sempre que eu vou pra algum lugar eu procuro conversar com quem mora lá (o orkut, com suas comunidades, que todos acham tããão ultrapassado, é fantástico para isso). Só assim conseguimos aquelas dicas todas especiais que garantem experiências inesquecíveis!! Grande beijo, e que venham as próximas viagens ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Dé!!!
    Eu também AMO viajar!
    Dormir uma noite em cada lugar então, mais ainda!!!
    Adorei as dicas e com certeza vou usá-las!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Adooorei o post, e já aproveitei várias dicas de viagem da Débi. Sempre muito boas.

    Beijos querida

    ResponderExcluir
  6. De!! O que seria de mim sem sua ajuda Ne? Eu com minha experiencia de viagem de estudante Levaria meus pais e tios para albergues legais... Mas com sua dica achamos hotéis bem legais!! :) bjocas, esta' muito bom o post!

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas e especialmente os blogs!!! Agora que já aprendi a comentar, vai ter muita Rafaella por aqui! Beijão Dé!

    ResponderExcluir
  8. Rafa, tava sentindo sua falta por aqui! Que bom que você gostou das dicas de viagens... Continue postando comentários, eu adoro!

    Vane, nada contra albergues e hostels, mas eu acho que já passei dessa fase! ahahah! Foi divertido te ajudar a procurar hotéis pela Europa. Comemos muita pipoca aquele dia. Lembra?

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei Dé, vou usar suas dicas para nossa próxima viagem! Beijos Babi

    ResponderExcluir
  10. Oba! Obrigada por indicar o Viagem pelo Mundo!

    Abraço!

    Deise

    ResponderExcluir
  11. Oi Deise, seu blog tem dicas ótimas!
    Bjos

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!